EDIÇÃO ATUAL

Os resumos aprovados serão publicados no CADERNO DE RESUMOS APROVADOS NO ENCONTRO AMAZÔNICO - MULHERES AMAZÔNIDAS: DEMOCRACIA, RESISTÊNCIAS, CONSTRUÇÃO DE SABERES, BELÉM, NOVEMBRO, V.1, 2019.

Trata-se da quinta realização desse evento único em sua temática na região amazônica. A primeira versão foi realizada no ano de 1994, mesmo ano de criação do GEPEM, e reuniu pesquisadoras e pesquisadores de diferentes estados amazônicos. Os demais ocorreram em 1996, 2008 e 2009. Deles resultaram publicações na forma de livros, indicadas  na aba Edições anteriores.

Dentro da grande área das Ciências Humanas, os Encontros abrangem pesquisadores atuantes, sobretudo, nas áreas de Ciências Sociais, Geografia, História, Direito, Economia, Serviço Social e Educação.

 O V Encontro reveste-se de especial importância por duas razões principais. De um lado, pela crescente relevância da temática, quando as demandas sociais por crescimento econômico inclusivo e respeitoso dos limites ambientais incluem, em ampla medida, a atenção às injustiças baseadas nas relações sociais de gênero. De outro lado, o evento marca os 25 anos de existência do GEPEM, cuja trajetória acumula vasta produção de pesquisa, extensão e ensino, este último com presença de docentes em diferentes cursos de graduação, pós-graduação e de outros níveis no âmbito da UFPA e, também, em instituições de fora.

.